quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Seja feliz, agora!


Há muitos motivos para você ser feliz, mas o principal é simplesmente estar vivo. Cuidado para que a correria do cotidiano não lhe sufoque a capacidade de usufruir cada instante da existência. Não aguarde ser um velho ranzinza para perceber que jogou a vida fora e que é tarde demais para recuperar o que não tem retorno…

Você não vai salvar a Humanidade estressando-se mais, deixando de conviver com seus familiares (consanguíneos ou espirituais), esquecendo-se de viver, de estar em paz, de respirar. Trabalhar mais não é ser mais responsável ou mais eficiente. Muito pelo contrário: o instante de repouso potencializa o rendimento no período de trabalho, e o tempo reservado aos relacionamentos interpessoais, sobretudo o dedicado aos entes queridos com quem se escolheu conviver, é sagrado – retraí-lo, além da medida que a consciência autorize, com o fim de canalizá-lo para a mera e obsidente conquista material, constitui atitude criminosa.

Outrossim, cuidado também para não viver constantemente “viajando” no tempo, desligado da única realidade plena que lhe é tangível: o presente. Uma grande parte das pessoas, na cultura dominante no globo, quase nunca consegue estar efetivamente no agora. Ou se concentram em contínuos planejamentos do futuro, ou se consomem em modorrentas ou obsessivas rememorações do passado. Planejar o amanhã é importante, tanto quanto aprender com as lições do passado. Mas viver em transe ininterrupto, desconectado do momento atual, consiste em uma branda psicose que enceguece a lucidez do indivíduo, fazendo-o passar pela vida qual um autômato, sem vivê-la, de fato.

(Eugênia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário